sexta-feira, 1 de março de 2013

Casamento Grego



O casamento grego é um ritual rico em detalhes, todos com um significado muito especial.Embora algumas tradições tenham se perdido, a cerimonia ainda preserva muitos aspectos tradicionais, desta forma o casamento  grego pode ser visto como um misto de celebração com grandes festas e história de fé.

Ao se planejar o casamento, os noivos escolhem um modelo de coroa (de flores, tecidos, etc), que estarão na igreja atadas por uma fita representando a união do casal e colocadas sobre amêndoas que representam a riqueza e doçura. Após o ritual do casamento, as amêndoas são distribuídas aos convidados.
 No buquê da noiva se adiciona ervas aromáticas como o tomilho, hortelã pimenta e manjericão, com o intuito de espantar maus espíritos e a cerimônia geralmente se realiza aos domingos


Antes de entrarem na igreja, os noivos recebem por três vezes as bençãos do sacerdote, em seguida , cada um recebe uma vela que deve ser segurada até o fim da cerimônia, isso para invocar as bençãos de Deus. 
A cerimônia, geralmente ortodoxa, é realizada por um sacerdote que durante o rito coroa o casal e alterna as coroas nas cabeças do noivo e da noiva por três vezes. Depois de coroados e novamente abençoados, os noivos dão três voltas ao redor do altar, simbolizando que andarão juntos por toda a vida.
Após a cerimônia, chega o momento da recepção, marcada por uma grande festa com muita comida, bebida e o principal, muita música e dança. Esta festa geralmente se prolonga até o amanhecer. 
Durante a festa, exite a tradicional quebra de pratos,  feita com intuito de espantar maus espíritos e desejar sorte ao casal. 

Após a festa, os noivos são escoltados até o quarto, os seus familiares atiram dinheiro a cama do casal, logo após seus amigos e familiares fazer uma serenata em homenagem aos noivos.





2 comentários:

  1. Acho bem legal, esses dias vi no Chuva de Arroz um casamento estilo esse que quebravam os pratos! rs
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi guria! Muito interessante o casamento grego né .. como pode as pessoas terem suas culturas? Aí que a gente vê quanta diversidade nesse mundão!!! rsrs
    Que bom que gostou das inspirações, eu adoro rústico e é muito legal pro noivado mesmo!

    beijinhos

    http://www.amandocasandoedecorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem vinda ao mundo dos sonhos, deixe aqui sua impressão. Muito obrigada pela visita, Beijos.